Conheça as campanhas de crowdfunding mais inusitadas que foram sucesso

Conheça as campanhas de crowdfunding mais inusitadas que foram sucesso

Hoje em dia, as plataformas de crowdfunding permitem todo tipo de criação e com esta abertura para novas ideias, a criatividade não tem limites. Neste artigo você verá desde salada de batatas e travesseiro de cabeça até a interessante história da estátua da liberdade. Aqui você confere as campanhas mais inusitadas e curiosas já arrecadadas por financiamento coletivo (vaquinhas) de sucesso.

 Os 7 projetos mais inusitados de crowdfunding que arrecadaram muito dinheiro – o 3º é o terror dos veganos

Recentemente, o acesso à internet facilitou a globalização de informações e com isso, evidenciou-se o potencial da coletividade. Dessa forma, muitas pessoas se mobilizam para o sucesso de determinados projetos, sejam eles sérios ou não tão sérios assim. Confira o top 7 das campanhas de crowdfunding mais inusitadas.

1. Salada de batatas

Fonte da imagem: Tecmundo

No topo de histórias mais engraçadas de projetos de crowdfunding, com certeza está a salada de batatas do programador Zack Brown. O projeto que foi criado com a intenção de fazer graça, tinha como ideia inicial arrecadar apenas US$10 e acabou conseguindo o valor final de US$55 mil.

A história ficou conhecida mundialmente e o autor do projeto virou um sucesso. Ele vendeu camisetas, fez um livro de receitas e até organizou uma festa beneficente para arrecadar fundos em Ohio, tudo adivinha com qual tema? Isso mesmo, batatas.

2. Ostrich Pillow – travesseiro de cabeça

Fonte da imagem: Tecmundo

O travesseiro inusitado lembra o formato de um capacete de astronauta e funciona como uma espécie de touca algodoada que cobre toda a cabeça, tem espaço para colocar as mãos e uma abertura suficiente para manter a respiração.

A ideia base na construção do ostrich pillow foi oferecer a possibilidade de tirar um cochilo confortavelmente em qualquer hora e lugar. A meta era em 30 dias conseguir US$70 mil, recebeu US$195 mil dólares e cada unidade custou 60 dólares.

3. Meat Soap – sabonete com cheiro de carne

Fonte da imagem: Tecmundo

Uma opção de fragrância bem inusitada, feita especialmente para os amantes de churrasco. Meat soap é um sabonete com aroma de carne que tem como intenção deixar quem o usa com cheiro da comida o dia inteiro. O seu formato tem a marca de um porquinho e foi enviado para os compradores da ideia junto com pôsteres, adesivos e camisetas. Foi financiado por quase 2 mil dólares e, embora muitos quisessem, é importante ressaltar que o produto não é comestível.

4. Cloud Project – escrever qualquer frase no céu

Fonte da imagem: Tecmundo

Kurt Braunohler foi o idealizador do Cloud Project. O comediante criou o projeto com a intenção de contratar um piloto e pedir para ele escrever no céu o que o investidor quisesse ou qualquer outra coisa aleatória que o comediante pedisse. O projeto tinha como objetivo arrecadar 4 mil dólares em 30 dias, mas, neste período conseguiu levantar quase o dobro, aproximadamente 7 mil dólares.

O projeto rendeu muitas imagens engraçadas, uma delas foi essa em que o piloto escreveu “como faço pra pousar?”. Se você fosse um dos financiadores, qual frase você mandaria?

5. Bug-A-Salt – arma de sal para matar insetos

O projeto tinha como ideia a criação de uma arma de sal para exterminar insetos sem agredir o meio ambiente. A meta inicial era arrecadar 15 mil dólares em 40 dias, mas, ao final da campanha, arrecadaram US $570 mil. Parece que os insetos realmente incomodam muita gente! Além disso, a marca se sustenta no mercado até hoje, criando outros produtos criativos para acabar com insetos.

6. Cat calendar – calendário de gatos

Fonte da imagem: Amazon

Pensando em como criar algo que pudesse unir todas as pessoas da internet, surgiu a ideia do Cat calendar, um calendário de gatos. O resultado foi muito fofo e realmente alcançou seu objetivo de unir muitas pessoas na internet. A meta de arrecadação era US$3500 em 40 dias, mas eles conseguiram levantar US$25 mil. O sucesso foi tanto que até hoje lançam novas versões do calendário todos os anos.

7. Combat Kitchenware – frigideira medieval

Fonte da imagem: Tecmundo

Quem nunca pensou em cozinhar de uma forma épica? A Combat Kitchenware é uma frigideira antiaderente, que frita ovos, assa pão e tudo que uma frigideira convencional faz. O seu diferencial é o cabo, que ao invés de um formato tradicional, possui formato de empunhadura com características de uma espada medieval. Cozinhar dessa forma certamente é muito mais heroico.

Curiosidade histórica: você sabia que a estátua da liberdade foi um dos primeiros projetos de crowdfunding?

Embora, devido a popularização da internet, muita gente pense que crowdfunding é uma invenção dos tempos modernos; a prática já existe a muito tempo. A curiosa história da estátua da liberdade é uma prova disso.

Frédéric Bartholdi, artista francês foi o escolhido para esculpir a enorme estátua que hoje é símbolo de Nova York. A ideia partiu dos representantes franceses com intenção de oferecer um presente aos Estados Unidos. A figura, por sua vez, representa a deusa romana da liberdade, Libertas.

Depois de quatro anos para a confecção, a estátua foi enviada para o Estados Unidos, entretanto, ainda faltava uma base para que ela pudesse ficar exposta. Sem a base, a obra de arte ficou 1 ano armazenada, até que Joseph Pulitzer atentou-se à situação e iniciou uma campanha no jornal The Word com objetivo de arrecadar fundos para a construção da base.

Só então no final do de ano de 1885, foi arrecadada a quantia de cem mil dólares, que era o montante necessário para a construção da base de granito e concreto. A campanha deu certo, a estátua foi exposta e como agradecimento foram entregues mini réplicas da estátua para cada financiador.

Conclusão: Dessa forma, podemos constatar a importância da coletividade, seja para uma causa nobre, histórica, engraçada ou até mesmo inusitada. O financiamento coletivo já existe e faz sucesso a muito tempo, vide a história da estátua da liberdade. Assim como esses projetos peculiares que obtiveram sucesso, juntos podemos criar muitos outros projetos de grande relevância.

Veja com mais detalhes: História do Crowdfunding, campanhas de crowdfunding mais inusitadas que foram sucesso e Quando surgiu o crowdfunding e qual a diferença entre os termos crowdfunding e fundraising.

Novo comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.