
Conheça as campanhas de crowdfunding mais inusitadas que foram sucesso
Hoje em dia, as plataformas de crowdfunding permitem todo tipo de criação e com esta abertura para novas ideias, a criatividade não tem limites. Neste artigo você verá desde salada de batatas e travesseiro de cabeça até a interessante história da estátua da liberdade. Aqui você confere as campanhas mais inusitadas e curiosas já arrecadadas por financiamento coletivo (vaquinhas) de sucesso.
Os 7 projetos mais inusitados de crowdfunding que arrecadaram muito dinheiro – o 3º é o terror dos veganos
Recentemente, o acesso à internet facilitou a globalização de informações e com isso, evidenciou-se o potencial da coletividade. Dessa forma, muitas pessoas se mobilizam para o sucesso de determinados projetos, sejam eles sérios ou não tão sérios assim. Confira o top 7 das campanhas de crowdfunding mais inusitadas.
1. Salada de batatas

No topo de histórias mais engraçadas de projetos de crowdfunding, com certeza está a salada de batatas do programador Zack Brown. O projeto que foi criado com a intenção de fazer graça, tinha como ideia inicial arrecadar apenas US$10 e acabou conseguindo o valor final de US$55 mil.
A história ficou conhecida mundialmente e o autor do projeto virou um sucesso. Ele vendeu camisetas, fez um livro de receitas e até organizou uma festa beneficente para arrecadar fundos em Ohio, tudo adivinha com qual tema? Isso mesmo, batatas.
2. Ostrich Pillow – travesseiro de cabeça

O travesseiro inusitado lembra o formato de um capacete de astronauta e funciona como uma espécie de touca algodoada que cobre toda a cabeça, tem espaço para colocar as mãos e uma abertura suficiente para manter a respiração.
A ideia base na construção do ostrich pillow foi oferecer a possibilidade de tirar um cochilo confortavelmente em qualquer hora e lugar. A meta era em 30 dias conseguir US$70 mil, recebeu US$195 mil dólares e cada unidade custou 60 dólares.
3. Meat Soap – sabonete com cheiro de carne

Uma opção de fragrância bem inusitada, feita especialmente para os amantes de churrasco. Meat soap é um sabonete com aroma de carne que tem como intenção deixar quem o usa com cheiro da comida o dia inteiro. O seu formato tem a marca de um porquinho e foi enviado para os compradores da ideia junto com pôsteres, adesivos e camisetas. Foi financiado por quase 2 mil dólares e, embora muitos quisessem, é importante ressaltar que o produto não é comestível.
4. Cloud Project – escrever qualquer frase no céu

Kurt Braunohler foi o idealizador do Cloud Project. O comediante criou o projeto com a intenção de contratar um piloto e pedir para ele escrever no céu o que o investidor quisesse ou qualquer outra coisa aleatória que o comediante pedisse. O projeto tinha como objetivo arrecadar 4 mil dólares em 30 dias, mas, neste período conseguiu levantar quase o dobro, aproximadamente 7 mil dólares.
O projeto rendeu muitas imagens engraçadas, uma delas foi essa em que o piloto escreveu “como faço pra pousar?”. Se você fosse um dos financiadores, qual frase você mandaria?
5. Bug-A-Salt – arma de sal para matar insetos

O projeto tinha como ideia a criação de uma arma de sal para exterminar insetos sem agredir o meio ambiente. A meta inicial era arrecadar 15 mil dólares em 40 dias, mas, ao final da campanha, arrecadaram US $570 mil. Parece que os insetos realmente incomodam muita gente! Além disso, a marca se sustenta no mercado até hoje, criando outros produtos criativos para acabar com insetos.
6. Cat calendar – calendário de gatos

Pensando em como criar algo que pudesse unir todas as pessoas da internet, surgiu a ideia do Cat calendar, um calendário de gatos. O resultado foi muito fofo e realmente alcançou seu objetivo de unir muitas pessoas na internet. A meta de arrecadação era US$3500 em 40 dias, mas eles conseguiram levantar US$25 mil. O sucesso foi tanto que até hoje lançam novas versões do calendário todos os anos.
7. Combat Kitchenware – frigideira medieval

Quem nunca pensou em cozinhar de uma forma épica? A Combat Kitchenware é uma frigideira antiaderente, que frita ovos, assa pão e tudo que uma frigideira convencional faz. O seu diferencial é o cabo, que ao invés de um formato tradicional, possui formato de empunhadura com características de uma espada medieval. Cozinhar dessa forma certamente é muito mais heroico.
Curiosidade histórica: você sabia que a estátua da liberdade foi um dos primeiros projetos de crowdfunding?
Embora, devido a popularização da internet, muita gente pense que crowdfunding é uma invenção dos tempos modernos; a prática já existe a muito tempo. A curiosa história da estátua da liberdade é uma prova disso.
Frédéric Bartholdi, artista francês foi o escolhido para esculpir a enorme estátua que hoje é símbolo de Nova York. A ideia partiu dos representantes franceses com intenção de oferecer um presente aos Estados Unidos. A figura, por sua vez, representa a deusa romana da liberdade, Libertas.
Depois de quatro anos para a confecção, a estátua foi enviada para o Estados Unidos, entretanto, ainda faltava uma base para que ela pudesse ficar exposta. Sem a base, a obra de arte ficou 1 ano armazenada, até que Joseph Pulitzer atentou-se à situação e iniciou uma campanha no jornal The Word com objetivo de arrecadar fundos para a construção da base.
Só então no final do de ano de 1885, foi arrecadada a quantia de cem mil dólares, que era o montante necessário para a construção da base de granito e concreto. A campanha deu certo, a estátua foi exposta e como agradecimento foram entregues mini réplicas da estátua para cada financiador.
Conclusão: Dessa forma, podemos constatar a importância da coletividade, seja para uma causa nobre, histórica, engraçada ou até mesmo inusitada. O financiamento coletivo já existe e faz sucesso a muito tempo, vide a história da estátua da liberdade. Assim como esses projetos peculiares que obtiveram sucesso, juntos podemos criar muitos outros projetos de grande relevância.
Veja com mais detalhes: História do Crowdfunding, campanhas de crowdfunding mais inusitadas que foram sucesso e Quando surgiu o crowdfunding e qual a diferença entre os termos crowdfunding e fundraising.