
História do Crowdfunding
Existem muitas formas diferentes de arrecadar dinheiro, mas é inegável que o crowdfunding é uma das maneiras mais fáceis, rápidas e, na maioria das vezes, eficientes de conseguir isso. Neste post vamos contar um pouco da história do Crowdfunding, onde e quando surgiu e como funciona as plataformas de Crowdfunding Internacionais.
Mas o que é crowdfunding? Crowdfunding é um termo inglês, cuja tradução literal significa financiamento pela multidão, também conhecido como financiamento coletivo ou vaquinha online.
Trata-se de um processo de arrecadação de dinheiro similar à vaquinha tradicional, mas que ocorre virtualmente.
Esta maneira de obter ajuda financeira tem como base um princípio de economia colaborativa, que parte do poder coletivo para transformar os projetos de uma pessoa em realidade.
Embora este termo esteja mais evidente nos últimos tempos, sua prática não é tão atual quanto se pensa. Conheça um pouco da história do crowdfunding.
Como e quando surgiu o crowdfunding?
Já explicamos em outro artigo, qual a diferença entre os termos crowdfunding e fundraising, bem como contamos um pouco da “história do crowdfunding” e sistema de fundraising.
Pode até parecer algo recente, mas o crowdfunding é uma prática antiga. Acredita-se que seu surgimento se deu ainda no século XVII, com o objetivo de arrecadar dinheiro para financiar a publicação de livros impressos.
Na época os doadores de verbas recebiam alguma “recompensa”, como o reconhecimento através de menções dos seus nomes no livro, por exemplo.
Realmente o poder do coletivo pode realizar grandes feitos, o financiamento coletivo é a prova disso.
Um fato muito interessante e que pouca gente sabe é que até mesmo os recursos para a construção da Estátua da Liberdade foram fruto do crowdfunding, ou seja, o financiamento da mesma foi proveniente da população.
Em 1997, a banda britânica Marillion conseguiu realizar uma tour pelos Estados Unidos da América depois que seus fãs conseguiram arrecadar um montante de 60 mil dólares após realizar uma campanha na internet.
Em 2004, o filme francês “Demais La Veille” arrecadou na internet a quantia de 50 mil dólares em três semanas.
No ano seguinte, um americano conseguiu deixar seu emprego convencional para se dedicar exclusivamente ao seu blog graças ao financiamento dos seus leitores.

Como funciona as plataformas de crowdfunding?
A primeira plataforma oficial de crowdfunding surgiu somente no ano de 2008, o site Indiegogo foi idealizado por Danae Ringelmann, Slava Rubin e Eric Schell, onde era realizado o financiamento coletivo voltado para o cinema independente.
Antes disso, o JustGiving era o que mais se aproximava desse tipo de prática. Esta empresa dispunha de ferramentas online e serviços de processamento para coletar doações de todo o mundo destinadas a instituições de caridade. Após 16 anos de sua fundação, em junho de 2016, a empresa já havia acumulado um montante superior a 4 bilhões de euros.
Somente em 2009, o site Kickstarter lançou a ideia de crowdfunding que conhecemos hoje, voltada para projetos de diferentes áreas. Atualmente, este site é uma das maiores plataformas de crowdfunding do mundo.
O Indiegogo acabou aderindo essa novidade e em 2014 lançou o Indiegogo Life, tornando possível a arrecadação de fundos para cobrir emergências, comemorações, viagens, despesas médicas, etc. Essa versão mais atualizada da companhia não cobra taxas dos usuários pelo uso da plataforma.
A ideia de reconhecer os benfeitores que realizam as contribuições no crowdfunding, como o exemplo do nome dos doadores nos livros publicados, ainda é mantida por alguns sites. O Patreon, por exemplo, oferece serviços de assinatura de conteúdo para quem contribui com os artistas cadastrados, construindo experiências exclusivas para seus assinantes.
Algumas plataformas deixam o nome dos colaboradores salvos e disponibilizam os mesmos para os beneficiários das doações que podem agradecer de alguma forma.
O financiamento coletivo de uma campanha presidencial:
Claramente o crowdfunding tem o poder de tirar grandes projetos do papel, talvez um dos feitos mais incríveis seja conseguir recursos suficientes para fazer uma campanha presidencial de uma das maiores potências do mundo, os Estados Unidos da América, dar certo.
A concepção de como se dava o financiamento das campanhas eleitorais alterou-se completamente após o ex-presidente dos EUA, Barack Obama, adotar o crowdfunding para arrecadar as verbas necessárias para sua campanha eleitoral.
O que antigamente era feito com base em investimentos privados ou do próprio partido tornou-se um financiamento coletivo, onde qualquer pessoa podia contribuir. Em 2008, ano que conseguiu ser eleito pela primeira vez, a equipe de Obama conseguiu arrecadar 750 milhões de dólares.
A estratégia foi tão bem-sucedida que foi repetida na sua reeleição no ano de 2012.
Esse feito foi muito importante para dar visibilidade às plataformas de crowdfunding, mostrando o poder transformador de uma plataforma de contribuições virtual.

Como o crowdfunding funciona na prática?
A ideia inicial do crowdfunding se baseia em colocar um projeto em prática, ou seja, torná-lo real, a partir da contribuição de um grupo de pessoas que se identificam com o projeto, como aconteceu na campanha presidencial de Barack Obama. Isso seria o então financiamento coletivo.
Se ainda restam dúvidas sobre como ocorre o crowdfunding, a técnica funciona da seguinte forma:
Imagine uma pessoa que precisa de ajuda financeira para conseguir tirar seus sonhos do papel, ele vai precisar encontrar formas de conseguir arrecadar o dinheiro que precisa. Então essa pessoa cria uma campanha em uma plataforma de vaquinhas online.
Agora, basta contar sua história e o que pretende fazer e conquistar a confiança de pessoas dispostas a ajudar os outros e que, dependendo da finalidade, acreditem no projeto. A meta aparece para os contribuintes e à medida que alguém doa uma quantia, o valor aparece para que todos consigam acompanhar o que falta para finalizar a campanha.
O interessante é que este sonho pode ser qualquer coisa que precise de investimento financeiro, desde a criação de um novo negócio até uma campanha presidencial.
Para fazer uma viagem, uma festa de casamento, comprar medicamentos, conseguir financiar um tratamento hospitalar, etc. O projeto pode ser realmente qualquer coisa que precise de investimento financeiro.
Clique aqui para saber como funciona e como criar a sua vaquinha online.
Crowdfunding na atualidade:
Inicialmente o crowdfunding era utilizado para arrecadar recursos de pessoas físicas ou jurídicas para causas de cunho artístico e empresariais, mas hoje em dia as vaquinhas online são usadas para razões ambientais, sociais, entre outras finalidades.
Essa mudança possibilitou ampliar o leque de pessoas que podem ser ajudadas pelo financiamento coletivo. Atualmente, é incontestável a importância e necessidade do crowdfunding como uma oportunidade de transformar positivamente a vida de muitas pessoas.
Clique para conhecer: Crowdfunding Internacionais que mais Arrecadaram e As campanhas de crowdfunding mais inusitadas que foram sucesso.